Biografia Preta
Enedina Alves Marques
📌 Mulheres do Brasil

Enedina Alves Marques

Visualizações 74 visualizações
Curtidas 0 curtidas
Data 13/07/2024 publicado

Atributos do Cyber-Soul

Enedina será um cyber-soul jogável no game. Seus atributos determinam habilidades nas batalhas de conhecimento e missões históricas.

Comum 7/700
Raridade Comum (7 pontos de poder no game)
Ori
Ori
1
Força
Força
1
Influência
Influência
1
Legado
Legado
1
Likes RPG
Likes RPG
1
Alcance
Alcance
1
Revolução
Revolução
1

Em 1945, Enedina Alves Marques se tornou a primeira mulher negra formada em Engenharia no Brasil e a primeira diplomada em Engenharia Civil na região sul. A sua formatura foi marcada como um fato de grande curiosidade para a sociedade curitibana, por ter conseguido transpor um espaço hegemonicamente masculino e branco. Aos 32 anos, a nova engenheira foi o destaque na solenidade de formatura ao lado de 32 colegas homens, no prédio do Palácio Avenida, no centro da cidade. Dali em diante, seguiu se destacando na profissão.

Primeiro, foi professora na Escola da Linha de Tiro, no Juvevê. Mal entrou e, em 1946, ela se tornou auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas. Lá, ela foi destaque entre seus pares, motivo que a fez ser transferida, pelo governador Moisés Lupion, ao Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná.

Como engenheira do estado, ela trabalhou no chamado "plano hidrelétrico", que sistematizou o aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu. Além disso, foi uma das responsáveis pela obra do atual prédio da Casa do Estudante Universitário do Paraná, em 1948, e do Colégio Estadual do Paraná, em 1950. Na década de 60, a construção da Usina Hidrelétrica Capivari-Cachoeira (atual Parigot de Souza), em Antonina, foi chefiada por ela - segundo Rafael Greca, Enedina teria sido fundadora da Copel.

Referências Referências